Notícias

09-10-2018 09 de outubro – Dia do Atletismo

No dia 09 de outubro é comemorado o “Dia do Atletismo”, uma data criada para homenagear o esporte considerado por muitos como o esporte-base. Essa denominação foi dada porque esse esporte tem como foco as habilidades naturais dos seres humanos, tais como corrida, saltos e lançamentos.

O primeiro registro de competições esportivas que se tem notícia aconteceu em Olímpia, na Grécia, em 776 a.C. Nessa competição, o Atletismo era o único esporte praticado, sendo disputada uma corrida de aproximadamente 200 metros denominada de “stadium”. Com o passar dos anos, outras modalidades foram surgindo, como o salto em distância e o lançamento de disco. Essas provas em Olímpia deram origem às famosas Olimpíadas, que acontecem até os dias atuais de quatro em quatro anos.

A prática do Atletismo no Brasil iniciou-se por volta de 1850 e, segundo a Confederação Brasileira de Atletismo, provavelmente foi inserida no território por marinheiros ingleses. Apesar de ser uma prática antiga, apenas nos Jogos de Paris, em 1924, o Brasil criou a sua primeira equipe de Atletismo olímpica.

Atualmente o Atletismo pode ser classificado em:

→ Provas de pista: Essas provas incluem os diversos tipos de corrida existentes, tais como as rasas, de revezamento, com barreiras e com obstáculos.

→ Provas de campo: Englobam provas como salto em distância, salto com vara, arremesso de peso, lançamento de dardo e disco, entre outras. Diferentemente das corridas, avalia-se, nesse caso, o desempenho de cada atleta, e não o tempo de prova.

→ Provas combinadas: Nessas provas o objetivo é avaliar a versatilidade de cada atleta e, para isso, são realizadas diversas provas. No decatlo, os homens são submetidos a 10 provas diferentes. Já no heptatlo, as mulheres realizam sete provas.

→ Pedestrianismo: Essas provas incluem as corridas de rua, tais como as maratonas.

→ Marcha atlética: Nessa prova, os atletas marcham por longas distâncias, que variam de 20 a 50 km. É observado se o participante não está correndo, sendo, portanto, fundamental a realização das provas durante o dia.

→ Corridas em campo: Também denominadas de cross country, essas corridas ocorrem em terreno não pavimentado, como na grama ou terra. Nessa modalidade os participantes enfrentam obstáculos naturais, como cursos de água.

→ Corridas em montanhas: Como o próprio nome sugere, é uma prova de corrida com percurso similar às corridas em campo, mas também envolve um grande número de subidas.

Curiosidade: No Brasil, a Confederação Brasileira de Atletismo é responsável pelo esporte. Já na esfera mundial a responsabilidade fica a cargo da Associação Internacional das Federações de Atletismo.

Voltar
Deixe Seu Comentário