Notícias

10-10-2017 Inscrições para novos empreendimentos ao Programa de Incubação estão abertas em Palotina

Na última quarta-feira, dia 4, a secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Lara Beatrice Biezus em entrevista coletiva à imprensa explicou as diretrizes sobre o edital de inscrições referente ao Programa Municipal de Incubação. 

Lara ressaltou que o município aderiu a este programa que é de âmbito nacional, voltado à gestão de incubadoras de empresas, tendo como foco a inovação, e Palotina vai implantar o programa na Incubadora Industrial Bernardino Zelindo Barbieri. O objetivo do programa é buscar novos projetos que tenham algo de novo a oferecer, sejam em produto, em processo, em marketing ou organizacional. “Este projeto é para o fortalecimento da economia local e desenvolvimento de empresas do município”, destaca Lara.

O prazo para as inscrições que são gratuitas vai até o dia 20 de novembro, a banca de seleção está programada para os dias 27 a 30 de novembro, e a efetiva incubação será em janeiro de 2018. O edital e maiores informações estão no site www.palotinaempreendedora.com.br ou pelo telefone da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo no (44) 3649-1858.

Como participar do Programa

O edital está aberto para a chamada e seleção de novos empreendimentos, para participar os interessados terão que seguir algumas exigências sendo elas: Podem realizar inscrições empresários que tenham empresas já constituídas no município, pessoas físicas que ainda não constituíram o seu CNPJ, mas que tem um plano de negócios que precisa ser apoiado. O objetivo é que as empresas permaneçam por um período de dois anos na incubadora podendo ser prorrogado por mais dois anos, para que possam se aperfeiçoar e atingir com mais ênfase o mercado de trabalho.

A análise e seleção dos projetos empreendedores será feita em duas etapas por uma equipe de Gestores, que vai analisar a documentação e uma banca de avaliação composta por no mínimo três membros, que será definida e que tenha um representante das seguintes entidades: Poder Executivo, UFPR (Universidade Federal do Paraná) Setor Palotina, Uespar, Acipa (Associação Comercial e Empresarial de Palotina) e Sebrae ( Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) conforme  a modalidade apresentada. A banca irá analisar se há algum grau de inovação na proposta apresentada.

Os candidatos terão que apresentar para a banca os seus empreendimentos, atendendo os requisitos de empreendedor, tecnologia, mercado, gestão e capital.

Os projetos que pretendem ser apoiados pelo programa de incubação podem ser em qualquer área, mas a secretária frisou que preferencialmente foram elencadas cinco áreas de atuação para inscrever projetos, são elas: Projetos ligados ao agronegócio, cadeia agro alimentar, cadeia de proteína animal, energias renováveis e metal mecânica, essas são áreas que mais apresentam identidade com as atividades da região oeste e com o município.

Em relação às vagas, a secretária disse que há cinco vagas residentes e cinco não residentes, ou seja, cinco vagas físicas na incubadora e outras cinco vagas para empreendimentos que estejam sediados em casas ou em outros locais e que vão receber apoio para a gestão desses empreendimentos, seja de forma virtual ou com visitas periódicas de gestores. Os trabalhos dos empreendedores serão acompanhados por gestores que vão fazer a avaliação dos trabalhos, podendo os empreendedores apontar as eventuais dificuldades e dúvidas.

Voltar
Deixe Seu Comentário