Notícias

08-06-2019 Jaime Basso, presidente da Sicredi Vale do Piquiri, agora Cidadão Honorário de Palotina

O presidente da Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR-SP, Jaime Basso, Foi homenageado no noite desta sexta-feira (07), com o Título de Cidadão Honorário de Palotina.

O evento aconteceu nas dependências do Clube A. T. C. e reuniu além dos vereadores, o prefeito palotinense, entre outros prefeitos da região e demais autoridades. Muitos membros da sociedade de Palotina também estiveram prestigiando a ocasião.

Um dos destaques da noite, foi a presença do convidado especial, o comunicador e apresentador de televisão, Milton Neves, que fez questão de estar presente em Palotina, no momento especial para o amigo Jaime Basso, que por sua vez agradeceu a homenagem, a família, os amigos e colaboradores da cooperativa.

História

Jaime Basso nasceu em Severiano de Almeida, no Rio Grande do Sul, é filho de Severino e Amélia Basso e irmão de Selmar e Nei Basso. Estudou na Escola Joaquim Monteiro Martins Franco, onde fez o primário e no Colégio Estadual Santo Agostinho onde concluiu o ensino fundamental. De 1977 a 1979 fez o Ensino Médio em Curitiba. Entre 1980 e 1984 estudou na Universidade de Passo Fundo/RS, graduando-se como Engenheiro Agrônomo. Em 1985, após 8 anos estudando, retornou para Palotina, onde passou a conduzir as atividades na propriedade rural da família. Em 1986 foi diretor social do Avenida Tênis Clube; em 1993 vice-presidente e em 1994, presidente do ATC. Em 1992 faz parte da liderança do Comitê Educativo da C.Vale a pedido de Alfredo Lang e Ademar Pedron. Nos anos de 1993 e 1994 foi conselheiro fiscal da Cooperativa C.Vale. Em 1994 casou-se com Maria Lucy Gonçalves Garcia Basso e tiveram dois filhos: Gabriela Garcia Basso, em 1996, e Guilherme Garcia Basso, em 1998. De 1995 a 2003 foi vice-presidente da C.Vale, época da implantação do projeto Avícola. De 1995 a 1997 foi diretor secretário e desde 1998 preside a Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP.

Na presidência da Sicredi buscou a expansão da cooperativa para outros municípios do Noroeste do Paraná, no ano 2000 e, em 2003, consolidou a união estratégica com as cooperativas de Ubiratã e Goioerê. Em 2013 com o mesmo objetivo de expansão, conduziu a união da cooperativa com uma cooperativa do ABC Paulista e, no mesmo ano com uma cooperativa da capital Paulista, principal centro financeiro da América Latina. Em 2016 abre uma agência na Avenida Paulista, tornando-se referência para o cooperativismo brasileiro. A cooperativa, com sede em Palotina, está presente em 51 municípios, sendo 43 no Paraná e 08 em São Paulo, tem 71 agências, 125.000 associados, administra um total de ativos e coobrigações superior a R$ 2,6 bilhões. É uma das 5 maiores cooperativas do Sistema Sicredi e uma das 10 maiores cooperativas de crédito do Brasil. Tem mil colaboradores, 220 deles em Palotina, lotados na sede da cooperativa e nas três agências da cidade. Em Palotina, a cooperativa tem atualmente mais de 13 mil associados e poupadores, entre agricultores, empresários, empresas e pessoas de todas as atividades e ramos profissionais. A agência de Palotina é uma das maiores entre as 1.700 agências que o Sistema Sicredi tem no Brasil.

Jaime Basso realizou cursos de cooperativismo e gestão nas principais universidades e escolas de negócios do mundo, entre elas: Universidade de Bologna/Itália, na Kellog School da Northwestern University/EUA, INSEAD/Singapura, Wharton/EUA, Singularity/EUA, na ADG/Alemanha, MIT/EUA e na Fundação Dom Cabral, no Brasil. Realizou missão de estudos do cooperativismo na Alemanha, Itália, Irlanda, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, China, Austrália, Nova Zelândia, México e Argentina.

Atualmente é vice-presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, cargo que ocupa desde 2010 e diretor da OCEPAR desde 2015.

Voltar
Deixe Seu Comentário