Notícias

06-12-2018 Luxemburgo pode tornar-se o primeiro país com transporte público gratuito

O estado independente de Luxemburgo, um pequenino país na Europa, poderá tornar-se o primeiro do mundo a ter todo o transporte público grátis.

O Governo de coligação do Grão-Ducado do Luxemburgo, liderado por Xavier Bettel, tinha definido a preservação do meio ambiente como uma das prioridades e promessas durante a mais recente campanha eleitoral.

 

A capital luxemburguesa é uma das cidades que poderá beneficiar mais com esta decisão, tendo em conta que sofre um dos piores congestionamentos de trânsito. A cidade tem cerca de 100 mil pessoas, mas são mais de 400 mil as que se deslocam diariamente para lá em trabalho. Segundo o The Guardian, em 2016 um estudo concluiu que os condutores passaram cerca de 33 horas retidos em filas no trânsito.

 

Esta não é a primeira decisão relativa à abolição dos bilhetes para transportes públicos que Luxemburgo toma. Desde o dia 1 de agosto, uma lei definiu que todas as crianças e jovens com menos de 20 anos, estudantes ou não, passaram a poder viajar gratuitamente em todo o transporte público. Já os passageiros comuns precisam apenas de pagar dois euros para cerca de duas horas de viagem, o que num país mais pequeno, como é o Luxemburgo, permite cobrir quase qualquer viagem.

 

Apesar de a decisão de abolir os títulos de transporte estar em cima da mesa, ainda não terá sido pensado o que vai acontecer com os bilhetes de primeira e segunda classe nos transportes. A medida tem como objetivo a economia dos passageiros, bem como o incentivo à menor utilização de carros particulares e, assim, a diminuição do congestionamento do trânsito e o aumento de soluções mais amigas do ambiente.

Fonte: JBJ-News
Voltar
Deixe Seu Comentário