Notícias

15-02-2019 Notícias da Capital das Orquídeas, Maripá

Novo ônibus amplia frota de veículos do transporte escolar em Maripá


O Município de Maripá recebeu nesta quinta-feira (14) um novo ônibus que será incorporado à frota de veículos do transporte escolar. Com capacidade para 44 alunos e Equipado com Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), o veículo promove maior segurança para quem tem qualquer dificuldade de locomoção.

O ônibus foi adquirido com recursos do Governo Federal repassado ao município a fundo perdido, totalizando investimento de R$ 226.550,00. A contrapartida foi de R$ 48.255,15 custeados por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. “A renovação da frota é fundamental para a melhora contínua da qualidade do transporte, proporcionando mais segurança e conforto aos nossos estudantes”, destaca o prefeito Anderson Bento Maria.

Este é o quarto veículo para o transporte escolar conquistado junto ao Governo Federal desde 2013. “Aos poucos estamos renovando a frota para substituir os ônibus mais antigos, que demandam uma manutenção constante, por veículos novos, modernos e acessíveis para atender as necessidades de todos os alunos”, explica a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi.

Com auxílio do deputado federal, Rubens Bueno, o recurso para compra do veículo foi viabilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), após proposta cadastrada junto ao Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC) do Ministério da Educação (MEC).


Guias e alvarás para funcionamento 2019 já estão disponíveis


Estão disponíveis para empresários e autônomos de Maripá o Alvará de Licença para Funcionamento dos estabelecimentos e as guias para pagamento das taxas referentes ao ano de 2019.

As guias são emitidas pelo Setor de Tributação da Secretaria de Finanças e vencem no dia 10 de março e 10 de abril. A retirada deve ser feita no Paço Municipal, localizado na Rua Luiz de Camões, 437. O horário de atendimento vai de segunda à sexta, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Conforme estabelece a Lei Complementar nº 25/2005, o Alvará de Licença para Funcionamento deve estar afixado em local visível no estabelecimento e de fácil acesso.


Aniversário de Maripá terá show com Humberto e Ronaldo


Uma grande programação está sendo preparada para comemorar os 29 anos de Emancipação Político-Administrativa do Município de Maripá. Este ano a cidade recebe a dupla sertaneja Humberto e Ronaldo para um show com entrada gratuita no sábado, dia 13 de abril às 23h, no Centro de Eventos.

O aniversário da cidade é comemorado no dia 17 de abril, mas a programação inicia já no dia 12. Entre as demais atrações estão o Arrancadão de Tratores, Feira de Flores, Culto Ecumênico, almoço a base de peixe e o tradicional corte do bolo.

Segundo o presidente da Comissão Central Organizadora, o secretário de Governo Jonis Spagnol, a programação completa será divulgada nos próximos dias. “Estamos definindo os últimos detalhes junto às demais entidades que nos auxiliam na organização do evento, mas temos certeza que será uma festa muito bonita para os maripaenses comemorarem em família mais um ano da nossa bela cidade”, ressalta.


Prefeito Anderson acompanha projetos encaminhados no Governo do Estado


O prefeito Anderson Bento Maria e o secretário de Governo Jonis Spagnol estiveram esta semana em Curitiba para tratar sobre demandas em andamento junto à nova equipe do Governo do Estado do Paraná. Além de reuniões em várias secretarias, a agenda envolveu visita a gabinetes de deputados e outros órgãos do governo.

A continuidade da obra de construção do acostamento na PR 873, acesso principal da cidade que liga a Avenida Farrapos ao trevo, foi o tema tratado na Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). A obra no trecho de 2,6 quilômetros foi iniciada em 2018 e atualmente está parada. “Esta é uma obra aguardada há muitos anos e é fundamental para proporcionar mais segurança para os trabalhadores que se deslocam diariamente até as empresas instaladas neste trecho, para os moradores locais e todos que vem até nossa cidade”, explica Anderson.

A agenda também contemplou reunião na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) para verificar o andamento do processo licitatório para construção de moradias, que ocorreu em dezembro de 2018; no Instituto das Águas, onde tramita pedido para perfuração de dois poços artesianos; na Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU) para cobrar andamento do convênio para compra de um poliguindaste hidráulico; na Secretaria da Saúde (SESA); e na Secretaria de Educação e do Esporte.

Estiveram ainda com os deputados estaduais, Alexandre Curi e Marcel Micheletto no intuito de buscar parcerias para que o acompanhamento das demandas encaminhadas junto ao Governo do Estado tenha continuidade.

Voltar
Deixe Seu Comentário