Notícias

09-08-2018 Notícias sobre os trabalhos da prefeitura de Palotina

Matrículas abertas para curso gratuito de Manicure e Pedicure (PSG)


A Prefeitura de Palotina, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo em parceria com o SENAC Toledo, está com matrículas abertas para o curso de Manicure e Pedicure. Esta capacitação é destinada para pessoas interessadas em aprender diversas técnicas como esmaltagem, aplicação de unhas postiças, cutilagem, manicure feminina e masculina, e muito mais.

O curso faz parte do Programa SENAC Gratuidade (PSG), uma ação de inclusão social e de acesso à educação profissional que, pela oferta de cursos gratuitos, vem oportunizando um futuro melhor a milhares de pessoas.

As inscrições para o processo seletivo online devem ser realizadas pelo site www.pr.senac.br até o dia 13 de agosto. O curso será ministrado na Faculdade do Trabalhador com início previsto para o dia 27 de agosto. A capacitação terá um total de 25 vagas com uma carga horária de 160 horas. Para se inscrever é necessário ter 18 anos e o 6º ano do Ensino Fundamental completo, além disso, é preciso comprovar renda familiar de até dois salários mínimos. Maiores informações pelo telefone (44) 3649 – 1858 ou 3913 – 1075.



Prefeitura investe em melhorias na Casa Lar


A Secretaria de Assistência Social de Palotina está promovendo melhorias na Casa Lar que atualmente atende a oito crianças e adolescentes do Município. De acordo com o secretário Darcy Gris, cerca de R$ 12 mil estão sendo investidos para garantir acessibilidade em todos os cômodos da casa. “Dessa forma, queremos possibilitar maior comodidade e segurança para as crianças e adolescentes que residem na Casa Lar e necessitam de atenção especial”, disse Darcy Gris.

O acolhimento é uma medida de proteção especial “provisória e excepcional” prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e aplicada a crianças e adolescentes cujos direitos foram desatendidos ou violados, seja por abandono ou risco pessoal a que foram expostos pela negligência dos responsáveis.



Palotina e Polícia Militar iniciam o PROERD nas escolas municipais e particulares


A Prefeitura de Palotina, por meio da Secretaria de Educação e Cultura em conjunto com o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) iniciaram na terça-feira, dia 7, o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, no Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente (CAIC), no Bairro Ouro Verde. Ao todo, o programa vai atender 21 turmas em nove escolas municipais e quatro particulares. A aula inaugural contou com a presença da secretária de Educação e Cultura, Judith Sendtko, a policial militar Érica – responsável pela aplicação do programa nas escolas; a diretora do CAIC, Lucilene Rodrigues; a coordenadora pedagógica, Lenir Araujo e a professora Jaqueline Calegari.

“O PROERD é muito importante porque têm lições estruturadas com base nos valores que as crianças necessitam ter para resistir às drogas, a violência, as pressões que muitas vezes são impostas pela sociedade”, destaca a policial militar Érica. Serão 11 encontros onde serão debatidos assuntos relacionados às drogas, bullying, a comunicação eficaz, entre outros, com os alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental. “As crianças têm a oportunidade de se expressarem, trazendo situações reais para que sejam debatidas em sala de aula”, comenta Érica.

A professora Jaqueline já participou como aluna das aulas do PROERD. Ela ressalta que com o programa, os alunos aprendem a ter uma boa conduta enquanto cidadãos, além de aprender sobre aquilo que é certo e errado, e acima de tudo, ter um bom convívio em sociedade. “Pra mim é muito gratificante a participação no PROERD, porque tudo aquilo que um dia eu aprendi, hoje são eles, os meus alunos que estão tendo a oportunidade de aprender”, finaliza Jaqueline.

O PROERD visa um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a Família, no sentido de ensinar os estudantes boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.



Prefeitura vistoria obras do CRAS


Engenheiros e arquitetos do Município de Palotina vistoriaram na terça-feira, dia 7, as obras da nova estrutura que vai abrigar o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, no Jardim Vô Konrad. Foram investidos na estrutura cerca de R$ 360 mil. Na ocasião alguns apontamentos foram realizados para que sejam corrigidos pela empresa que executou a obra. A vistoria foi acompanhada pelos secretários: Darcy Gris (Assistência Social), Douglas Galvão (Planejamento) e Gelson Barazetti (Obras e Transportes Públicos).

“Mais uma obra importante para o nosso Município que possibilitará maior espaço para o desenvolvimento dos trabalhos das equipes do CRAS, além de comodidade no atendimento a população”, ressaltou o secretário de Assistência Social, Darcy Gris.

O CRAS tem por objetivo fortalecer a convivência com a família e com a comunidade ofertando serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), entre outros.



Voltar
Deixe Seu Comentário