Notícias

11-05-2018 Palotina - Combate a chikungunya será intensificado com carro de fumacê

A Prefeitura de Palotina, por meio da Secretaria de Saúde informa que estão programadas na próxima semana aplicações de inseticida com o fumacê (UBV Pesado) em toda a área urbana do Município para combate ao mosquito Aedes Aegypti. Esta medida foi tomada em conjunto com a 20ª Regional de Saúde, devido a grande quantidade de casos notificados e confirmados da febre chikungunya e dengue.

O produto utilizado na nebulização não é tóxico para as pessoas, apenas para insetos e animais domésticos. Por isso é aconselhável às pessoas que tenham pássaros ou outros animais de pequeno porte que providenciem alguma proteção. O inseticida tem eficácia em mosquitos adultos.

“É uma medida que se não for precedida da eliminação de criadouros, não alcançará o fim proposto. Por isso é importante que cada morador faça a eliminação dos criadouros e da água parada”, esclarece a coordenadora do setor de Endemias, Terezinha Duarte.

É importante ressalta que essa ação precisa da colaboração da população, que deve abrir as portas e janelas de suas residências, quando o carro do fumacê estiver passando. “Protejam os alimentos e animais domésticos, após a aplicação do inseticida, troque a água dos bebedouros dos animais”, enfatiza Terezinha. “Quando o veículo do fumacê passar em frente às escolas, hospitais e restaurantes, a saída do inseticida será cortada, saindo apenas ar pelo canhão da bomba”, acrescenta.

O fumacê não é a solução para acabar com o mosquito Aedes Aegypti, mas sim uma forma complementar para promover a rápida interrupção da transmissão de dengue, chikungunya ou Zika Vírus.

“A melhor forma de se evitar a dengue, chikungunya e Zika Vírus é eliminar os criadouros e a água parada, locais propícios para a criação do mosquito transmissor das doenças”, finaliza a coordenadora.

Voltar
Deixe Seu Comentário