Notícias

17-12-2019 Palotina - Prefeitura realiza manutenção e limpeza em bocas de lobo

A Prefeitura de Palotina realiza periodicamente um trabalho preventivo de manutenção, reconstrução e limpeza das bocas de lobo e das galerias de águas pluviais da cidade. Estes serviços permitem a desobstrução dos bueiros e a conservação necessária do sistema de drenagem. 

Em muitos casos são encontrados uma quantidade enorme de resíduos que são descartados de maneira irregular ocasionando o entupimento dos bueiros e consequentemente, o alagamento de ruas e calçadas. São sacos com lixo orgânico, resto de materiais de construção como cimento e pedras, garrafas PET, latinhas de cerveja, embalagens plásticas, calçados, folhas e até galhos que muitas vezes são “varridos” para dentro das bocas de lobo. “Podemos dizer que nossa equipe encontra de tudo. Outro dia foi retirado de um bueiro uma corrente que estava amarrada em um toco obstruindo totalmente a passagem da água”, comenta o chefe de gabinete da Secretaria de Transporte e Obras Públicas, Rosângelo Maltauro.

O impacto dessa sujeira mostra seus efeitos no período chuvoso. Somente nas últimas 24 horas choveu mais de 150 milímetros na área urbana ocasionando alagamentos em diversos pontos do município. Com as bocas de lobo entupidas impedindo o escoamento da água da chuva, isso faz com o que a enxurrada corra sobre o asfalto e calçadas. “A obstrução dos bueiros está diretamente ligada ao descarte irregular de lixo em ruas e calçadas. Os resíduos vão parar nas bocas de lobo, impedindo o escoamento da chuva”, esclarece Maltauro.

O munícipe pode solicitar os serviços de limpeza e manutenção das bocas de lobo por meio da Ouvidoria Municipal pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp (44) 3649 -7840. Também é possível realizar o protocolo online no portal do município: www.palotina.pr.gov.br.

Voltar
Deixe Seu Comentário