Notícias

06-10-2017 Palotina: Secretaria de Saúde desenvolve ação para verificar o aparecimento de escorpiões

A Secretaria de Saúde de Palotina, por meio do Setor de Vigilância em Saúde com o apoio dos Agentes de Endemias realizaram na semana passada uma averiguação em alguns imóveis na área central do Município no intuito de verificar a existência de escorpiões.

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde, Oderlei Rannow, está é uma época do ano que favorece o aparecimento destes animais. “Com o aumento da temperatura, os escorpiões estão na natureza buscando a sua reprodução, precisam de alimentação, e é neste momento em que eles saem a caça do alimento e podem entrar nas residências oferecendo riscos as pessoas”, frisa.

Durante a ação, apenas um espécime foi encontrado e capturado pela equipe. Rannow orienta que alguns cuidados são necessários para evitar o contato com o escorpião, como: usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem; examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-las; não acumular lixo orgânico, entulhos e materiais de construção; limpar o domicílio observando atrás de móveis, cortinas e quadros; vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés; utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos; manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros.

“Caso haja algum acidente, procurem a unidade de Pronto Atendimento no Hospital Municipal que está capacitado para atender este tipo de acidente”, alerta Rannow. Ele lembra que até o momento no Município não houve nenhuma notificação de ocorrência.  

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Setor de Vigilância em Saúde, pelo telefone (44) 3649 – 2793.

Os escorpiões são animais terrestres, de atividade noturna, ocultando-se durante o dia em locais com terra, sombreados e úmidos, troncos de árvores, pedras, tijolos, construções, frestas de muros, entre outros. São predadores, capturam e matam animais para se alimentarem tais como: baratas, grilos, cupins, aranhas de porte médio, etc.

Voltar
Deixe Seu Comentário